Série: A Revelação da Realidade da Igreja
A Vida da Igreja – Volume 03 - Chamando Vencedores
Semana 07 – Mensagem 18 – As sete igrejas do Apocalipse
Página 25
No Antigo Testamento, o plano de Deus para o Seu povo havia sido revelado a Moisés, que o registrou nos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Graças ao Senhor! Por meio desses escritos, bem como de tudo o que foi registrado nas Escrituras, principalmente no Novo Testamento, podemos ter acesso à revelação completa do propósito eterno de Deus para nossa vida.
Página 26
A Epístola aos Colossenses mostra que Cristo é o ministério de Deus; a de Efésios revela que a igreja é o mistério de Cristo. Se fôssemos comparar a função desses livros com a estrutura de um avião, Gálatas seria a fuselagem, ao passo que Efésios e Colossenses seriam as duas asas.
O livro de Filipenses indica a direção: avançar para o alvo, esquecendo-se das coisas que ficaram para trás, atendendo ao chamamento de Deus, ou seja, a soberana vocação em Cristo Jesus. Comparativamente falando, Filipenses seria a direção do voo.
Página 27
O livro de Filemom mostra que quando exercitamos o amor fraternal no trato para com os irmãos, eles se tornam úteis para Deus. Esse livro indica que o amor é o caminho a ser seguido para alcançarmos a meta de levar a cabo o plano de Deus. Logo, a pista de decolagem do avião que mencionamos acima é o amor fraternal.
Página 28
A Palavra ministrada por meio da epístola era excelente, mas os irmãos não a praticaram, limitando-se a debater e a discutir questões doutrinárias.
Os efésios gostavam de discutir sobre quem estava certo e quem estava errado, desprezando as palavras que promoviam a Fé. Além disso, por viverem na esfera do ego e das opiniões, eram influenciados pela situação social daquele momento, pois os homens eram egoístas, avarentos, ingratos, arrogantes, caluniadores, desobedientes, atrevidos, amantes dos prazeres, tendo forma de piedade, negando-Lhe, entretanto, o poder sobre suas vidas.
Ao escrever o evangelho, João mostrou que Deus é a Palavra, que Deus é Espírito e que o Espírito é que dá vida. Ele também relatou que a Palavra de Deus se tornou carne na pessoa do Senhor Jesus.
Página 31
Na carta escrita à igreja em Esmirna, o Senhor não repreende em momento algum, porque certamente os irmãos haviam restaurado o seu primeiro amor, voltando a invocar o nome do Senhor e estavam crescendo em vida. Por vivem no espírito, os irmãos de Esmirna foram fiéis mesmo quando passaram por tribulações.
Página 32
Como a Fé deixou de ser promovida, dando lugar aos interesses políticos na igreja, surgiu a mistura entre política e religião. Essa foi a artimanha de Satanás para prejudicar a igreja: semear o joio no meio do trigo. Corrompido o cristianismo, surgiram falsos cristãos. Por isso é dito que na igreja em Pérgamo havia o trono de Satanás.
Página 37
As quatro últimas igrejas mencionadas em Apocalipse - Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia - permanecerão até a volta do Senhor. Devemos estar preparados para a manifestação do reino do Senhor, praticando a Palavra e pregando o evangelho do reino.
Devemos evitar os debates doutrinários e as discussões que só geram contendas, para pregar, com amor, o evangelho do reino. Essa é a nossa incumbência e devemos levá-la a cabo como servos bons e fiéis. Por termos pouca força, precisamos ser fortalecidos invocando o nome do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários
Fábio Barbosa